domingo, 3 de outubro de 2010

Reeleito, Cabral agradece voto de confiança e promete mais três UPPs este ano


"Quero agradecer a população por esse voto de confiança e aos partidos que compuseram nossa aliança. Esse resultado só nos anima", disse Cabral, após a divulgação do resultado.

Eleito para mais quatro anos de mandato à frente do Estado do Rio de Janeiro, o governador Sérgio Cabral (PMDB) agradeceu o que chamou de “voto de confiança do povo do Rio de Janeiro” e prometeu ainda para este ano mais três novas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) na capital fluminense.

“Teremos mais conquistas ainda este ano com a nova UPP no morro dos Macacos, e adjacências, [morro da] Mangueira e todo o seu entorno e ainda o morro de São Carlos”, afirmou o governador reeleito, em entrevista coletiva no Palácio das Laranjeiras, sede do governo na zona sul da capital, onde acompanhou a apuração das urnas.
Todas as comunidades citadas por Cabral ficam na zona norte do Rio de Janeiro. O morro dos Macacos, inclusive, foi o local de confronto entre a Polícia Militar e traficantes, que derrubaram, inclusive, um helicóptero da corporação num conflito que deixou dezenas de mortos em outubro do ano passado.
A pacificação das comunidades do Rio de Janeiro foi a grande bandeira de campanha de Sérgio Cabral nesta eleição, quando prometeu que não haveria mais território dominado pelo poder paralelo em todo o Estado. “Esse é um comprometimento do meu governo. Vamos ainda avançar sobre [o complexo] de Manguinhos, no [complexo do] Alemão e também sobre o complexo da Maré”, prometeu.

“As pessoas têm que entender que se não houver paz, tudo o que fizermos por saneamento, educação, saúde, estará incompleto. O povo de Niterói também pode esperar, vamos chegar até o morro do Palácio, do Estado. Vamos chegar em São Gonçalo também.”, completou.

Rio de Janeiro mais forte

Na companhia do vice-governador reeleito, Luiz Fernando Pezão, do atual prefeito do Rio, Eduardo Paes, e do senador Francisco Dornelles (PP), Cabral reafirmou ainda o seu apoio a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, sua principal aliada na disputa.

“Quero avisá-la que nós estaremos aqui no Rio, seremos mais fortes ainda na disputa”, afirmou Cabral, que ainda agradeceu ao presidente Lula, seu principal parceiro na união entre governo estadual e federal. “Quero dar um abraço e agradecer ao presidente, que conclui oito anos muito querido por todo o Brasil e pelo povo do Rio de janeiro”, declarou.
Ao longo de sua primeira gestão, o governador eleito teve em Lula um grande aliado, ao lado de quem colheu os dividendos políticos da indicação do Rio de Janeiro para ser sede das Olimpíadas de 2016.

Biografia

Sérgio Cabral Filho nasceu em 27 de janeiro de 1963 no bairro do Engenho Novo, zona norte do Rio de Janeiro. É filho da professora Magaly Cabral e do jornalista Sérgio Cabral, que em 1969 foi um dos fundadores do jornal "O Pasquim", de oposição à ditadura militar. Na adolescência, viveu rodeado por músicos e artistas como Cartola e Nelson Cavaquinho, próximos de seu pai, que também foi um dos fundadores do Teatro Casa Grande. Iniciou sua atuação política no final dos anos 70, quando militava pelo Partido Comunista. Em 1981, foi expulso do colégio Mallet Soares por organizar um grêmio estudantil e, no ano seguinte, filiou-se ao PMDB, onde trabalhou pela eleição do pai à Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. Em 1984, assume seu primeiro cargo público: diretor de operações da Turisrio (Companhia de Turismo do Rio de Janeiro).
Em 1990, foi eleito para o primeiro de três mandatos como deputado estadual no Rio de Janeiro. Em 2002,conquistou uma vaga de senador pelo Estado. Em sua trajetória parlamentar, notabilizou-se pelas propostas em defesa do idoso, como o Estatuto do Idoso. Em 2006, venceu a disputa para o Palácio Laranjeiras, sendo reeleito agora com essa expresiva votação

Fonte: Uol Eleições

Nenhum comentário: