terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Bloco sensação inova com lançamento do Que Isso Aí? TV


Em mais uma inovação, O Bloco Carnavalesco Que Isso Aí?, Ponto de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, arranjou uma forma inusita de divulgar seu Ensaio Oficial para 2012.
Tal divulgação foi realizada através do lançamento do Que Isso Aí? TV, nova ação da entidade, visando a otimização de sua comunicação através da internet, além de uma relação mais próximação com seus foliões, através das redes sociais,e mídia virtual como um todo.
A galera, que aprovou a novidade, agora aguarda pela próxima transmissão da Que isso Aí TV, que certamente será para o lançamento das atrações do Bloco para o Caranaval, saciando assim a curiosidade de todos.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Projeto Suderj Rio 2016 lança Pólo em Miguel Pereira

Vicente Vilec(PMDB), em nome da Câmara Municipal, agradeceu ao Governador Sergio Cabral e ao seu filho Marco Antônio, pela implantação do Projeto no bairro Praça da Ponte, o mais populoso da cidade


Há alguns meses o Jornal Panorama Regional já havia anunciado que o "Bloco Que Isso Aí?", com apoio do vereador Vicente Vilec (PMDB) e do Presidente de Honra do Bloco, o jovem Marcos Magalhães, professor de educação física e Presidente da Ala Jovem do PMDB na cidade, tinha conseguido junto ao Governo do Estado(SUDERJ), a implantação de um Polo do Projeto RIO 2016 no Município.
O Projeto Rio 2016 faz parte da política de incentivo ao esporte elaborada pelo Governo do Estado, criado na atual gestão do Governador Sergio Cabral, com o objetivo de promover a inclusão social através o oferecimento de atividades esportivas, recreativas e culturais, atendendo crianças e adolescentes (em horário complementar a escolas) e também adultos e idosos oriundos de qualquer realidade.
O vereador Vicente Vilec, convidado a falar em nome da Câmara Municpal, parabenizou os jovens do Bloco Que Isso Aí?, enfatizando que sempre poderão contar com ele para trazer projetos como esse que incentivam a prática de esportes para nossos jovens.
"_Esporte é vida, esporte é saúde. Me sinto feliz por ter podido fazer parte desta idéia e por ter conseguido junto com o Bloco tornar realidade este Polo do Suderj Rio 2016 neste bairro que tanto necessita-", concluiu Vilec, que agradeceu a presença de todos e em especial ao jovem Marco Antônio Cabral que abraçou a idéia e hoje é nosso grande parceiro, além é claro, de ser cidadão miguelense, pois recebeu o título de minhas mãos na última sessão solene, em 25 de outubro. Ele mesmo me disse que tem Miguel Pereira como sua segunda casa, e muito nos ajudará.
Marcos Magalhães, Presidente de honra do QUe Isso Aí disse qe o bloco, que te apenas 9 anos, tem trazido vários projetos sócios-culturais para cidade e que hoje tem um Ponto de Cultura que é o Batuque Cultural, e muitos mais coisas vem po aí com apoio do nosso amigo Marco Antônio Cabral. Marcos encerrou agradecendo a todos pela presença.
Cada núcleo poderá receber até 600 inscrições, com aulas gratuitas de futebol, ginástica e Taekwondo.
As aulas acontecerão na Praça da Ponte e Miguel Pereira. Mais informações com Andrei Guedes 24-81552798

Fonte: Jornal Panorama Regional

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Ponto de Cultura Que Isso Aì? realiza parceria com Secretaria Municipal de Saúde


Em mais uma ação em prol do Município,mediante convite da Secretaria Municipal de Saúde, o Ponto de Cultura Que Isso Aí?, através de seu Projeto Batuque Cultural, firmou parceria inédita com SMS, no qual participou do Projeto de Educação contra dengue, no qual foram realizadas diversascom atividades junto aos alunos das escolas da Rede Pública de Ensino.
O Projeto, que teve como objetivo à capacitação da juventude para ações preventivas contra a dengue, foi grande sucesso, tendo recebido o Bloco QUe Isso Aí, novo convite, para apresentação durante o DIa Mundial de Combate à AIDS.
Em virtude de tais atividades, parabenizamos o Ponto de Cultura QUe Isso Aí?, e principalmente à Secretaria Municipal de Saúde, através de seu secretário, Vanderlei Chaves, pelas inúmeras atividades realizados no atendimento à população miguelense.

domingo, 23 de outubro de 2011

JPMDB recebe homenagem em Miguel Pereira


Vereador Vicente Vilec, Marco Antonio Cabral,Presidente Estadual da JPMDB e Marcos Magalhaes, presidente da JPMDB em Miguel Pereira

Em sessão solene comemorando seu 56º aniversário, Miguel Pereira, Município popularmente conhecido como terceiro melhor clima do mundo, fez grande homenagem a Juventude do Partido do Movimento Democratico brasileiro.
Durante a celebração, realizada no dia 23 de outubro, foram homenageados o Presidente Estadual da JPMDB Marco Antônio Cabral, agraciado com o título de cidadão miguelense e o presidente da JPMDB no Município, Marcos Magalhães, que recebeu a medalha de mérito Municipal.
Segundo o líder do PMDB na Camara, o pré- candidato a prefeito Vicente Vilec, tal homenagem se justifica em virtude das diversas ações da nova JPDMB, estimulando a participação dos jovens no processo político brasileiro, tornando-se referência de uma juventude crítica, forte e atuante que tem se feito presente em todo Rio de Janeiro, e principalmente em Miguel Pereira, através de atividades políticas, sociais, esportivas e culturais, como o Fórum Regional da Juventude, onde se fizeram presentes no Município mais de 300 jovens de diversos de diversas localidades de nosso Estado.

domingo, 16 de outubro de 2011

Juventude será homenageada em Miguel Pereira


Em sessão solene comemorando seu 56º aniversário, Miguel Pereira, Município popularmente conhecido como terceiro melhor clima do mundo, uma vez que é estância climática e turística da região Centro-Sul do nosso Estado, fará grande homenagem à Juventude.
Durante a celebração, que acontecerá dia 23 de outubro, a partir das 17h, serão homenageados, representando os jovens, neste ano que é o Ano Internacional da Juventude, o Presidente Estadual da JPMDB, Sr. Marco Antônio Cabral, o presidente da JPMDB no Município do Rio de Janeiro, o deputado Rafael Picciani, ambos agraciados com o título de cidadão miguelense, além do presidente da JPMDB no Município e também vice-presidente do partido na localidade, Sr. Marcos Magalhães, que receberá a medalha de mérito Municipal Abrahn Medina.
Segundo o líder do PMDB na Câmara Municpial, e pré- candidato a prefeito Vicente Vilec, tal homenagem se justifica em virtude das diversas ações da nova JPDMB, estimulando a participação dos jovens no processo político brasileiro, tornando-se referência de uma juventude crítica, forte e atuante que tem se feito presente em todo Rio de Janeiro, e principalmente em Miguel Pereira, através de atividades políticas, sociais, esportivas e culturais, como o Fórum Regional da Juventude, onde se fizeram presentes no Município mais de 300 jovens de diversos de diversas localidades de nosso Estado.

sábado, 15 de outubro de 2011

Ponto de Cultura Bloco QUe Isso Aì? e MPAC realizam celebração em homenagem ao dia do Professor


Obrigado por fazerem do aprendizado não um trabalho, mas um contentamento. Por fazerem com que nos sentíssemos pessoas de valor; por nos ajudarem a descobrir o que fazer de melhor e, assim, fazê-lo cada vez melhor. Obrigado por afastarem o medo das coisas que pudéssemos não compreender; levando-nos, por fim, a compreendê-las...Por resolverem o que achávamos complicados... Por serem pessoas dignas de nossa total confiança e a quem podemos recorrer quando a vida se mostrar difícil...Obrigado por nos convencerem de que éramos melhores do que suspeitávamos.

Feliz dia dos Professores!

Semana Jurídica e eleição de Centro Acadêmico agitam a UFRural Três RIos


Essa semana promete ser agitada no Instituto Três Rios da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Afinal, através de grande mobilização estudantil, será realizada na próxima terça-feira, 18 de setembro, a partir das 19h, a 1° eleição para o Centro Acadêmico do Curso de Direito. Tal pleito conta com duas chapas, que já iniciaram campanha, apresentando suas respectivas propostas para o eleitorado. Qualquer que seja o resultado, a vitória será da democracia na Instituição, uma vez que o alunado terá efetiva representação nas decisões acadêmicas, e na resolução de grandes desafios inerentes ao curso, entre eles, à questão da nova matriz curricular e da criação do escritório modelo do curso.
Como se não bastasse a eleição que movimentará a Universidade, na mesma semana será realizada a Semana Jurídica do Curso, com diversas atividades. Sem sombra de dúvidas, essa será uma semana que ficará marcada na história da mesma entidade.

SEMANA ACADÊMICA de 2011- 17 a 21 de OUTUBRO

DIREITO – ITR – UFRRJ

Segunda, 17 de outubro de 2011

I Seminário de Iniciação Científica do GP Cult

Presidenta da Mesa: Profa. Mestre Vanessa Sampaio e Souza. ITR – UFRRJ
Coordenador Acadêmico: Prof. Dr. Allan Rocha de Souza. ITR-UFRRJ

17h30min: Apresentação dos Relatórios Anuais de Pesquisa
Apresentação: Pesquisadores discentes do GP Cult. ITR – UFRRJ
Debatedores: Profa. Mestre Vanessa Sampaio e Souza. ITR – UFRRJ;
Raul Murad R. Castro. Advogado, Pedquisador e Mestrando/UERJ.

20min: Direitos Autorais e Acesso à Cultura: desafios atuais da pesquisa
Prof. Dr. Allan Rocha de Souza. ITR-UFRRJ

20h30min: O papel dos cineclubes e as políticas públicas do audiovisual
Rodrigo Bouillet. Coordenador de Redes. Cine Mais Cultura. Ministério da Cultura

Terça, 18 de outubro de 2011

Pesquisa e Extensão: Direito, Cidadania e Meio Ambiente
Presidentas de Mesa e Coordenadoras Acadêmicas:
Profa. Dra. Katiucia Boina e Profa.Mestre Marli Muratori. ITR – UFRRJ

18h30min: Apresentação do Projeto de Extensão: Juventude e Participação Social
- a Cidadania da Escola
Prof. Dra. Annelise Fernandes e Profa. Mestre Andreza Franco. ITR - UFRRJ

19hs: A Constituição e o Direito Ambiental
Prof. Mestre Roberto Tavares. IM - UFRRJ

19h40min: O Estado de Direito Ambiental e Ecológico
Profa. Dra. Katiucia Boina. ITR – UFRRJ

20h30min: A Proteção da Natureza nas Constituições Brasileiras
Profa. Dra. Katiucia Boina, Profa. Mestre Marli Muratori, Discentes. ITR – UFRRJ

Quarta, 19 de outubro de 2011

Debates Jurídicos Contemporâneos
Presidente de Mesa e Coordenador Acadêmico: Prof. Dr. Antônio Gaio Júnior. ITR-UFRRJ

19hs: Meios Alternativos à Solução de Conflitos
Profa. Dra. Maria Lúcia Freire Roboredo. UFF

20hs: Direito Sucessório e União Homoafetiva
Prof. Mestre Fábio de Oliveira Vargas. UNIVERSO/UNICOR
Lançamento da Obra: “União Homoafetiva: Direitos Sucessórios e Novos Direitos
– com as decisões do STF (ADPF 132/08 e ADIN 4.277/09). 2ª Edição. Editora Juruá.” Autoria: Fábio de Oliveira Vargas.

Quinta, 20 de outubro de 2011
I Seminário de Antropologia e Direito do ITR/UFRRJ:
Presidente de Mesa: Prof. Mestre Raphael Carvalho de Vasconcelos. ITR-UFRRJ
Coordenadores Acadêmicos: Prof. Dr. Allan Rocha de Souza, Porfa. Dra Carmem Lúcia
Rodrigues e Prof. Dr. Hernan Gómez. ITR - UFRRJ

19hs: Cultura do Direito e Direito da Cultura
Prof. Dr. Allan Rocha de Souza. ITR-UFRRJ

19h30min: A Antropologia Jurídica em Perspectiva Histórica
Prof. Dr. Hernan Gómez. ITR-UFRRJ.

20hs: Antropologia e Direito: diálogo interdisciplinar e desafios contemporâneos
Profa. Dra. Carmem Lúcia Rodrigues. ITR – UFRRJ

20h30min: Direitos Culturais e Étnicos e as Unidades de Conservação Ambiental.
André Luiz Ferreira da Silva. Advogado, Pesquisador e Mestrando. USP

Sexta, 21 de outubro de 2011

I Seminário de Direito Internacional do ITR/UFRRJ
Presidente de Mesa e Coordenador Acadêmico:
Prof. Mestre Raphael Carvalho de Vasconcelos. ITR-UFRRJ

18hs: Direito de Ingerência no Começo do Século XXI
Prof. Mestre Henrique Weil Afonso. PUC – MG/Instituto Vianna Júnior

18h20min: O Jurista e sua Inserção no Direito Transnacional
Prof. Mestre Bruno Rodrigues de Almeida. IMUFRRJ/ UERJ

20hs: Direito Internacional Privado como Instrumento de Promoção dos Direitos Humanos
Prof. Mestre Deo Campos Dutra. PUC –RJ/FACSUM

20h20min: Política de Imigração e Modernização do Brasil: uma Análise Histórica
Profa. Mestre Camila Daniel. ITR/UFRRJ

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Marcos Magalhães é eleito conselheiro do Miguel Pereira Atlético Clube


Uma grande festa da democracia! Assim podemos caracterizar as eleições para o Conselho Deliberativo do Miguel Pereira Atlético Clube, no qual foram escolhidos os 20 nomes que iram gerir os rumos do Clube nos próximos dois anos.
Entre os eleitos, estava o jovem professor Marcos Magalhães, que através de votação expressiva líderou a Chapa Juventude MPAC, que tendo o objetivo de resgatar a presença dos jovens nas atividades esportivas, culturais e sociais do clube, que é grande patrimônio do Município de Miguel Pereira, obteve grande sucesso no pleito, elegendo 4 conselheiros e 1 suplente.
Parabenizamos o conselheiro Marcos Magalhães, a Chapa Juventude MPAC e todos os sócios que acreditaram no potencial colaborativo destes jovens junto ao Clube que tanto amamos

Fonte: Riobrasil.net

sábado, 17 de setembro de 2011

'Que isso Aí?' Representa Miguel Pereira no Seminário permanente de Políticas Públicas de Cultura do Rio de Janeiro



Rio de Janeiro. Teve início na última quarta-feira, com Aula Inaugural pelo Prof. Dr. Luis Porta, da Universidade Nacional de Mar Del Plata, Argentina, a décima e última edição do Seminário Permanente de Políticas Públicas de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, realizado na UERJ.
Organizado pela Comissão Estadual de Gestores de Cultura Fluminense, e tendo como representante de Miguel Pereira o Ponto de Cultura Bloco Carnavalesco 'Que Isso Aí?', o Seminário debaterá diversos aspectos referentes à temática cultural, entre eles: Educação, Cultura e Meio Ambiente, Legislação Cultural, Economia Criativa, Turismo Cultural e potencialidades no Estado do Rio de Janeiro. Fica a expectativa de que o jovens gestores sociais que representam Miguel Pereira aproveitem ao máximo tal oportunidade, obtendo conhecimentos que possam contribuir com os projetos do Bloco, e principalmente com nosso Município.

Fonte: Jornal Panorama Regional

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Vereador Vicente Vilec (PMDB) homenageia bloco 'Que Isso Aí?'


Miguel Pereira - Na sessão desta semana na Câmara Municipal de Miguel Pereira os vereadores, por unanimidade, concederam uma moção de aplausos do vereador Vicente Vilec para o Bloco Revelação do Carnaval 2011. O Bloco que existe desde 2003 está se tornando uma das maiores atrações do estado e da cidade. Além de receber o reconhecimento como Ponto de Cultura do Estado do Rio de Janeiro tem realizado diversas ações em prol da cultura nesta cidade. Na foto o vereador Vicente Vilec, com Marcos Magalhães, Presidente do Bloco.


Fonte: Jornal Panorama Regional

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

1° Fórum Regional da Juventude, realizado pelo Ponto de Cultura do Bloco Que Isso Aí?, reuniu centenas de jovens no Centro Cultural de Miguel Pereira


Miguel Pereira. A excelente iniciativa desse Bloco que hoje faz a diferença na cidade, conseguiu reunir jovens de 4 municípios da Serra Azul. Pelo que pudemos conferir mais de 300 pessoas lotaram o salão do Centro Cultura da cidade que participou ativamente dos eventos durante todo o dia. 
Pela manha um excelente debate reuniu como palestrantes o Promotor Público de Miguel Pereira Dr. Charles, o Comissário de Polícia Sr. Nicolau, e os vereadores de Vassouras Severino Dias e de Miguel Pereira, Vicente Vilec, o parlamentar Juvenil Deverson Souza, o professor Rodrigo Machado, e o Projeto Papo de Responsa, uma parceria entre o Afrorregae e o Governo do Estado, representado pelos amigos Wagner Pinheiro e Zico.
Um dos pontos altos com certeza foi o depoimento forte e impactante de um extraficante de drogas falando por tudo que ele passou no dia a dia nas ruas e na cadeia de Bangú. 
O evento só foi possível graças ao apoio das escolas parceiras de longa data nas ações que o Bloco tem realizado em seu Ponto de Cultura. 
O Presidente do Bloco Marcos Magalhães ainda fez questão de agradecer o apoio do Miguel Pereira Atlético Clube, do Jornal Panorama Regional, do Restaurante Maria Fumaça, da Wizard, da Guarda Municipal e da Divisão de Cultura do Município que gentilmente cedeu o Centro Cultural. 
O Panorama Regional parabeniza o trabalho e que quem sabe eles não consigam realizar esse tipo de debate em todas as escolas do município. Seria muito interessante. Nota 10.

Fonte: Jornal Panorama Regional

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Bloco 'Que isso Aí' realizou grande Arraial no MPAC


Miguel Pereira. Um dos Blocos que já virou a alegria da juventude do carnaval da cidade, hoje Ponto de Cultura do Estado do Rio com dois projetos, um deles recém aceito pela secretaria de estado de cultura, realizou um tremendo arraiá no Miguel Pereira Atlético Clube.
A festança teve muito forró, muito cachorro quente, quentão, alegria e descontração. O Panorama Regional que está sempre antenado, registra aqui alguns momentos retirados diretamente do facebook do 'Que Isso Aí'.
Parabéns e que venham mais evento a juventude precisa e muito.

Fonte: Jornal Panorama Regional

sábado, 30 de abril de 2011

Personalidades conhecem Projeto Batuque Cultural do Ponto de Cultura Que Isso Aí?


Realizado através de Convênio com a Secretaria Estadual de Cultura e Ministério da Cultura, e em parceria com o Colégio Estadual Antônio Fernandes e Miguel Pereira Atlético Clube, as atividades do Projeto e ações do Ponto de Cultura Bloco Carnavalesco QUe Isso Aí? tem ganhado cada vez mais projeção na região, confirmando a entidade como uma das principais referências culturais do Centro-Sul Fluminense.
Em visita a Miguel Pereira, para tratar de assuntos políticos, o Deputado Federal e tetracampeão Mundial Romário (PSB) fez questão de prestigiar o Projeto, assim como o vocalista do Jeito Moleque, Bruno, que sempre engajado em ações sociais,esteve em Miguel Pereira durante apresentação da banda que é sucesso de público, na Expo Javary.



quinta-feira, 10 de março de 2011

Bloco Que Isso Aí? dribla a chuva e agita Miguel Pereira


Mais um ano e o Bloco Que Isso Aí? continua a movimentar multidões no carnaval de Miguel Pereira. Mesmo debaixo de chuva constante, a animação da galera e a afinação da bateria foram os destaques do desfile, sem falar no camarote do bloco no MPAC, que contou com o show do MC Naldo, que já havia levado milhares de pessoas a FENART no primeiro ensaio oficial do bloco.
O Camarote foi um show a parte no carnaval 2011 de Miguel Pereira. MC Naldo agitou a galera, levando vários foliões ao palco e quebrando todos os protocolos. E do DJ Júnior MP, como sempre, animou o camarote a noite inteira, com uma super produção de som e luz.

Fonte: sites serrazul.net e riobrasil.net

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Enfim o evento mais esperado de 2011...

Miguel Pereira vai parar! Essa a expectativa que se tem em relação ao primeiro ensaio oficial do Bloco Carnavalesco Que Isso Aí, que será realizado sábado, 12 fevereiro, na FENART (Rua Manoel Guilherme Barbosa, s/n°centro-Miguel Pereira- RJ).

Tal evento, que representará a abertura do Projeto Carnaval 2011 da entidade que é Ponto De Cultura da região Sul Fluminense, terá como atrações Mc Naldo e sua banda, sucesso de público em todo Brasilcom as músicas “Chantilly”, “Na Veia” e “Exagerado', e banda Mikerê, sempre presente em grandes micaretas, como VRFolia e JFFOLIA.

O ensaio, que tem apoio da Secretaria Estadual de Cultura e da Prefeitura Municipal de Miguel Pereira, começará impreterívelmente às 22h, sendo possível ainda adquirir ingressos, já no segundo lote, no restaurante Maria Fumaça e na Loja Bahall Calçados, em Miguel Pereira, e com a Janaína em Paty do Alferes. Maiores informações pelo tel: 24- 92354024


Abertas as incrições para o Projeto Batuque Cultural do Bloco Que Isso Aí, Ponto de Cultura do Estado do Rio de Janeiro


O Bloco de carnaval que virou ONG, criado por jovens da cidade de Miguel Pereira iniciará 2011, trazendo para a região, o seu Projeto Batuque Cultural que oferecerá gratuitamente para jovens a partir dos 15 anos que comprovem freqüência escolar oficinas de Percussão, Cultura e Cidadania, Saúde e Meio Ambiente. As inscrições começaram esta semana e encerram em 15 de fevereiro. Quem quiser participar pode se inscrever no escritório da ONG que fica no prédio Centro Empresarial Estrela na rua do Fórum de Miguel Pereira, sito à rua Francisco Alves, 68, apartamento 102. As aulas serão ministradas no Miguel Pereira Atlético Clube grande parceiro e incentivador do Projeto. Mais informações pelo email blocoqueissoai@hotmail.com, pelo site www.queissoai.com.br ou pelo telefone (24) 9235-4024 com Andrei.

FONTE: Jornal Panorama Regional

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A revolução é online e offline



Tentar definir a mobilização popular no Egito como um "milagre da internet" é tão improdutivo quanto ignorar a força da rede na mobilização dos jovens e na transmissão de informações. Por Felipe Corazza. Foto: AFP
A revolução popular em curso no Egito já tem um efeito colateral curioso: a trincheira aberta na discussão sobre o uso da internet – mais especificamente das redes sociais – e dos telefones celulares nos protestos. De um lado, defensores da ideia de que esta é uma “revolução de Facebook e Twitter”. Do outro, as opiniões de que a internet não leva as pessoas às ruas e de que celulares não derrubam governos.
O primeiro ponto de vista ignora que o acesso à web no Egito ainda é relativamente baixo – cerca de 20% da população conectados -, com um número ainda menor para redes sociais. O número de usuários do Facebook fica perto de 5,2 milhões de pessoas, menor, por exemplo, que o número de seguidores de Barack Obama no Twitter. Da população geral, os conectados à rede de Mark Zuckerberg são 6,46%.
Na questão dos celulares, o número de cidadãos conectados não é tão importante quanto a limitação do serviço. Uma das primeiras medidas do governo do ditador Hosni Mubarak quando notícias dos protestos começaram a se espalhar foi cortar parte dos serviços de telefonia móvel. Com uso restrito, os telefones de pouco serviram para organizar mais protestos, convocar mais manifestantes ou mesmo para a imprensa.
Além das restrições físicas, as técnicas de contra-informação também limitam a possibilidade de protesto eletrônico. Um exemplo: o serviço da Vodafone, operadora de telefonia móvel com 26 milhões de clientes no país, enviou mensagens de texto (SMSs) favoráveis ao governo durante a crise atual.
A operadora emitiu um comunicado esclarecendo não ter culpa no envio das mensagens, já que a Lei de Telecomunicações egípcia confere à agência regulatória do país o direito de enviar os SMSs em caso de emergência. Mas, enquanto se exime de responsabilidade na nota oficial, a Vodafone mantém sua marca como patrocinadora do portal governamental egípcio.
Agora, ao outro lado da moeda. Apesar das limitações claras, o ceticismo total em relação à força da internet nos protestos também é descabido. Há quem apele para comparação com revoluções e protestos anteriores, algo como “não havia internet em 1917 e os russos fizeram a revolução”. Do ponto de vista objetivo, a frase é perfeita. Mas o sentido dado a ela é distorcido.
Ainda utilizando os números de acesso ao Facebook no Egito, 50% dos perfis no país pertencem a jovens entre 18 e 24 anos. Abrindo a faixa de idade para até 34 anos, tem-se 78% dos usuários da rede em território egípcio. Ainda que com alcance restrito, o Facebook é uma ferramenta de mobilização e contato com o mundo para uma parcela importante da população.
Tecnologia e redes sociais têm, no entanto, funções bem mais relevantes do que apenas mobilizar e chamar às ruas. A transmissão de informações em formatos diversos é parte deste processo. Entrando na onda de memórias de revoltas passadas, é interessante comparar o que ocorre na Praça Tahrir, no Cairo, ao que se passou na Praça Tian’anmen, Pequim, em 1989.
Enquanto os manifestantes se concentravam na praça chinesa exigindo a abertura democrática do país, paramilitares passeavam pelos hotéis e prédios das redondezas confiscando as pesadas câmeras de vídeo e os igualmente pesados equipamentos de transmissão. Em pouco tempo, o registro de imagens da praça foi quase totalmente restrito – exceção ao cinegrafista da agência France Presse que conseguiu esconder uma fita contendo a clássica cena do rebelde enfrentando os tanques. No conforto de um “apagão” jornalístico, soldados e paramilitares invadiram a praça em um dos massacres mais relembrados da história recente.
Voltando ao Cairo, 2011. Telefones celulares com câmera, gravadores e câmeras digitais ultra-compactas permitem registro permanente de imagens e sua transmissão pela internet (com repercussão imediata nas redes sociais). Se não impede totalmente a violência, tal cobertura “independente” constrange o governo Mubarak a evitar um massacre nos moldes de Tian’anmen. A Al Jazeera, emissora de TV do Catar, transmite, no momento em que escrevo, ao vivo da praça Tahrir. O sinal do site oficial caiu, mas a página da emissora no Facebook resolve esse problema, com o vídeo direto.
Repórteres também conseguem maior segurança com as tecnologias avançadas. O correspondente da Rede Globo, Ari Peixoto, e seu cinegrafista desistiram da câmera convencional quando a batalha na praça ficou mais intensa. As imagens exibidas nos principais jornais da emissora nesta quarta-feira 02 foram feitas com um mero celular. Peixoto era só mais um cidadão comum, ao lado de um amigo, filmando o evento histórico com seu aparelho de telefonia móvel. E ninguém os importunou.
Classificar os acontecimentos no Egito de Revolução do Facebook ou atacar ferozmente esta nomenclatura é pouco produtivo. Tratar a internet como algo que existe de forma separada, alheia à “vida real”, é a maneira mais eficaz de chegar a lugar nenhum neste debate. Assim como fica evidente o reforço dado pela conexão à rede e às mídias sociais, é prudente combater a ingenuidade e o sentimento de que uma “hashtag” no Twitter pode, de per si, mudar o mundo.
A briga no Egito é grande, vem de longa data e a web é mais uma ferramenta. É de bom tom lembrar que há inúmeros agentes políticos envolvidos, grupos, clérigos, diplomatas, espiões e governos. E estes não deixaram de existir e atuar nas sombras com o advento do Facebook e do Twitter. Os serviços secretos, os estrategistas de bastidores, os ideólogos de teocracias e outros agentes não abandonaram seus movimentos e precisam ser incluídos nesta conta. As peças do xadrez internacional não viraram, de uma hora para outra, apenas seus vizinhos de Farmville.

Fonte: Revista Caros Amigos

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Marcos Magalhães, em entrevista ao Jornal SerraNews fala sobre os projetos do Bloco Que Isso Aì? Para o Carnaval 2011


na foto, o fundador da Mangueira e baluarte do samba, Nelson Sargento, o presidente do MPAC Lélio e a diretoria do Bloco Que Isso Aí?

VAI COMEÇAR O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA...

Passado o Réveillon, inicia-se a expectativa de todos em relação ao Carnaval, considerado por muitos não apenas a maior festa brasileira, mas o maior espetáculo da Terra. De olho nos preparativos e novidades para o período, O Jornal SerraNews realizou entrevista com um dos responsáveis pela realização do Carnaval em nosso Município, que atrai turistas de diversas localidades, e que é referência de sucesso em toda a nossa região. Nosso entrevistado tem 28 anos, e consegue conciliar as funções de Professor n°. 1 da rede Estadual de ensino do Rio de Janeiro, estudante de Direito da UFRural RJ e pós graduando em Gestão Pública Municipal (UNIRIO), com a função de Presidente do Bloco Carnavalesco Que Isso Aí?, um dos Blocos responsável pelas maiores mudanças ocorridas no Carnaval de Miguel Pereira nos últimos tempos, e agora Ponto de Cultura do Rio de Janeiro. Em nosso bate-papo com Marcos Magalhães, descobrimos um pouco mais sobre as atividades do Bloco, e sobre o planejamento para o Carnaval 2011.

“Deixamos de ser apenas um Bloco, para nos tornarmos referência cultural do nosso Estado.”

“Somos simplesmente cidadãos comuns, apaixonados por nossa cidade, fazendo a nossa parte!”

“Para este ano, nosso meta será ainda, o de entidade 100% sustentável.”

1- Antes de falarmos dos preparativos para o Carnaval 2011, gostaria que fizesse uma retrospectiva das atividades realizadas pelo Bloco em 2010.
O ano de 2010 foi um ano muito bom para nós, ano de grandes conquistas. Afinal, além de termos feito nosso maior carnaval, através da parceria com o Miguel Pereira Atlético Clube, parceria esta que nos permitiu bater recordes de público do Que Isso Aí? e do Clube, e recordes de confecção e distribuição de abadás em Miguel Pereira, conseguimos assinar três convênios, de grande importância para o bloco e para o Município.
Firmamos convênio de cooperação técnica com a Fundação Educacional Três Rios (FETRI), tendo trazido um curso de qualificação profissional, curso de técnicas de vendas, para cá. O curso, que teve duração de 2 meses e carga horário de 80 horas, foi realizado com o apoio do Colégio Estadual Antônio Fernandes e do Conselho Empresarial de Miguel Pereira (CEMP). Para você ter uma idéia, em apenas dois dias, tivemos um total de 80 inscritos, o que demonstrou a necessidade e o desejo de crescimento profissional das pessoas.

2- E os demais convênios? São relacionados à que?
Nosso segundo convênio, firmado com o Governo Federal, através de parceria entre o Ministério da Cultura e Governo do Estado, tornou o Bloco Que Isso Aí? Ponto de Cultura. Aliás, este convênio realmente nos enche de orgulho. Um verdadeiro divisor de águas em nossa história, pois a partir da sua assinatura, deixamos de ser apenas um bloco, para nos tornarmos referência cultural do nosso Estado, ao lado de grandes entidades, como por exemplo, o CPC Gargarulho e Sociedade Musical de Miguel Pereira. Juntos, garantimos grandes recursos para atividades culturais em nosso Município.
Quanto ao nosso terceiro e último convênio, realizado junto à Secretaria Estadual de Cultura, assinamos há pouco. Para ser mais específico, assinamos no dia 30 de dezembro. Pegamos um engarrafamento enorme, de aproximadamente 4 horas, para chegar ao centro do Rio, muita gente viajando para o réveillon... e nós lá, na batalha! Mas tamanho sacrifício valeu à pena, pois permitiu-nos conseguir apoio para o Carnaval, além de termos ficado credenciados juntos ao nome de grandes entidades carnavalescas de todo o Rio de Janeiro, como por exemplo, Cordão do Bola Preta e Cacique de Ramos, o que foi muito positivo.

3- E o projeto Batuque Cultural? Alguma previsão de quando começa?
Estávamos aguardando autorização para alteração de nosso plano de trabalho, pois havíamos ampliado o número de participantes do projeto, de 100 para 200 jovens, ao longo de 3 anos. As inscrições terão inicio agora, 24 de janeiro, em nosso Escritório da Cultura, e serão contemplados jovens a partir dos 15 anos, que no contra-turno escolar terão aulas de percussão e de temas transversais, como meio ambiente, saúde, cultura e cidadania. O projeto ainda prevê a realização de 3 documentários, que terão como tema: o carnaval em Miguel Pereira, a história da cultura afro-descendente no município, e a própria História do Bloco Carnavalesco Que Isso Aí?, para exibições que serão abertas ao público e comunidades.
Também planejamos realizar até 2013, outros projetos, que incluem a criação de uma biblioteca comunitária, de um pré-vestibular social e de um projeto esportivo, que quem sabe, possa vir, além de proporcionar benefícios à vida dos participantes, talvez descobrir talentos esportivos locais para os Jogos Olímpicos de 2016.

4- O Que Isso Aí? surpreendeu a todos por seu crescimento meteórico. Você imaginaria que o bloco se tornaria uma “sensação” do carnaval em tão pouco tempo?
Nosso bloco só tem 7 anos de vida. Jamais poderíamos imaginar que cresceríamos de forma tão rápida. Somos apenas um grupo de jovens, nascidos e criados em Miguel Pereira... e que continuamos aqui por opção. Assim como nossos antepassados, que tanto colaboraram para construção do nosso município, também estamos tentando fazer a nossa parte, pois amamos muito isso aqui. Esse é o nosso objetivo! E por isso temos feito tantas atividades através do bloco, trabalhando muito e aprendendo muito também. Por exemplo, muito tivemos de aprender e estudar sobre gestão, produção cultural, planejamento estratégico e sobre empreendimentos sociais. Agora, estamos estudando a fundo a Lei nº 8666/1993, referente a licitações, para que no Ponto de Cultura façamos tudo de forma correta e transparente junto à sociedade. E é só por isso que funciona. Afinal, acreditamos que quando as coisas são feitas com dedicação, seriedade e humildade, tendem a dar certo.

5- Seria esta o segredo do sucesso do bloco?
Não sei se existe algum segredo, mas acho que as coisas devem ser norteadas por tais princípios. Cito como exemplo o evento que fizemos a pouco, comemorando os 80 anos do Miguel Pereira Atlético Clube, em que trouxemos o Nelson Sargento, fundador da Mangueira, e maior ícone vivo do samba. Nunca havíamos feito um evento daquele tipo, evento de mesa... e apesar das dificuldades, foi um grande sucesso de público, e as pessoas, de forma solidária, perceberam a nossa intenção, e entenderam a importância do evento, que foi um importante registro e celebração daquele momento histórico para o MPAC e também para o município. Outra situação que me vem a minha memória é a de quando, em virtude das atividades que desempenhamos, fui selecionado entre lideranças jovens de todo Estado para ir à Brasília, no começo de 2010. De repente, lá estava eu, cidadão comum, não possuidor de qualquer cargo político, representando meu município em pleno Congresso Nacional, debatendo e discursando sobre políticas públicas para Juventude. Quantos tiveram essa oportunidade? Quantos terão? O Que Isso Aí é mais ou menos isso, somos simplesmente cidadãos comuns, apaixonados por nossa cidade, fazendo a nossa parte!

6- Qual a expectativa em relação ao Carnaval deste ano? Teremos mais surpresas e novidades para esse ano?
A expectativa é a melhor possível! Estamos trabalhando a todo vapor, para proporcionar um grande Carnaval para nossa cidade. A parceria de sucesso com o Miguel Pereira Atlético Clube continua, e por isso temos de agradecer ao presidente Lélio e ao Conselho do Clube, que mais uma vez confiaram na seriedade do nosso trabalho. Também confirmamos o cantor Bruno, um dos ícones do nosso Carnaval, novamente integrando o nosso time de intérpretes. Quanto às novidades, teremos uma muito legal. Desde 2003, o Bloco Que Isso Aí? sempre lança atividades sociais que ocorrem junto ao nosso Carnaval. Por exemplo, há 3 anos criamos os ensaios solidários, onde arrecadamos alimentos e donativos para as instituições de caridade da região. Para este ano, além da arrecadação de donativos para às vítimas da chuva, que realizaremos nos ensaios, nossa meta será ainda, o de entidade 100% sustentável, de forma que cada pessoa que venha a adquirir o abadá 2011 do Bloco receberá sementes, tendo como objetivo o estímulo ao plantio e a realização de ações sócio-ambientais positivas.
Também teremos muitas outras atrações e surpresas, que serão reveladas aos poucos, no decorrer dos nossos ensaios e durante o Carnaval. Maiores informações a partir do dia 12 de fevereiro, quando realizaremos nosso primeiro ensaio, na FENART, em um evento imperdível, com apresentação do cantor Naldo, que agora com banda, fará show inédito na região. Também teremos muitas outras atrações, djs convidados e a Banda Mikerê, sucesso de público nas principais micaretas do Brasil, JFFolia, VRFolia.... contamos com a presença de todos, pois realmente será um evento muito legal!

7- Chegamos ao final da nossa entrevista. Se quiser deixar alguma mensagem aos nossos leitores...
Quero agradecer a oportunidade de poder falar ao Jornal Serranews, como também quero deixar registrado o agradecimento à Distribuidora Central de Bebidas, a Taberna do Barão, Supermercado Fernandes, Cia do Produtor, Helver, Farmadream, Restaurante Maria Fumaça, Vilec Material de Construção, Motobike, Regional Rent a Car, Salgadinhos Tia Leda, Cyberinfo, Selaria São Pedro, Clinlab, Loja da Dona Cândida, Sigma, ao Conselho Empresarial de Miguel Pereira e ao Sindicato do Comércio, pois todos merecem homenagem pelo apoio às atividades culturais desenvolvidas nestes 7 anos do Bloco. Aproveito para também agradecer, à Secretaria de Educação, Cultura e Esporte pelo apoio ao espetáculo teatral “Comédias Urbanas”, que a pouco trouxemos para cá, e o apoio do Conselho Tutelar e do Comissariado de Menores, sempre nos orientando para que a organização de nossos eventos esteja de acordo com as normas legais. Agradeço também à Secretaria de Turismo, à Polícia Civil, a Polícia Militar e Guarda Municipal, que tem sido incansáveis na organização de um carnaval de paz e tranqüilidade, e principalmente a Prefeitura Municipal de Miguel Pereira, pelo suporte dado, às entidades carnavalescas e ao Carnaval de rua, atuando de forma séria e justa, ao dar tratamento igual a todos os blocos do Município.
No mais, fica o convite a todos para que passem o Carnaval em Miguel Pereira! Venham, caiam na folia conosco! Divirtam-se no Que Isso Aí? e em todos os blocos do município, pois juntos, faremos do Carnaval miguelense, mais uma vez, um dos melhores “Carnavais” do mundo!!!

Fonte: Jornal SerraNews