quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Marcos Magalhães, em entrevista ao Jornal SerraNews fala sobre os projetos do Bloco Que Isso Aì? Para o Carnaval 2011


na foto, o fundador da Mangueira e baluarte do samba, Nelson Sargento, o presidente do MPAC Lélio e a diretoria do Bloco Que Isso Aí?

VAI COMEÇAR O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA...

Passado o Réveillon, inicia-se a expectativa de todos em relação ao Carnaval, considerado por muitos não apenas a maior festa brasileira, mas o maior espetáculo da Terra. De olho nos preparativos e novidades para o período, O Jornal SerraNews realizou entrevista com um dos responsáveis pela realização do Carnaval em nosso Município, que atrai turistas de diversas localidades, e que é referência de sucesso em toda a nossa região. Nosso entrevistado tem 28 anos, e consegue conciliar as funções de Professor n°. 1 da rede Estadual de ensino do Rio de Janeiro, estudante de Direito da UFRural RJ e pós graduando em Gestão Pública Municipal (UNIRIO), com a função de Presidente do Bloco Carnavalesco Que Isso Aí?, um dos Blocos responsável pelas maiores mudanças ocorridas no Carnaval de Miguel Pereira nos últimos tempos, e agora Ponto de Cultura do Rio de Janeiro. Em nosso bate-papo com Marcos Magalhães, descobrimos um pouco mais sobre as atividades do Bloco, e sobre o planejamento para o Carnaval 2011.

“Deixamos de ser apenas um Bloco, para nos tornarmos referência cultural do nosso Estado.”

“Somos simplesmente cidadãos comuns, apaixonados por nossa cidade, fazendo a nossa parte!”

“Para este ano, nosso meta será ainda, o de entidade 100% sustentável.”

1- Antes de falarmos dos preparativos para o Carnaval 2011, gostaria que fizesse uma retrospectiva das atividades realizadas pelo Bloco em 2010.
O ano de 2010 foi um ano muito bom para nós, ano de grandes conquistas. Afinal, além de termos feito nosso maior carnaval, através da parceria com o Miguel Pereira Atlético Clube, parceria esta que nos permitiu bater recordes de público do Que Isso Aí? e do Clube, e recordes de confecção e distribuição de abadás em Miguel Pereira, conseguimos assinar três convênios, de grande importância para o bloco e para o Município.
Firmamos convênio de cooperação técnica com a Fundação Educacional Três Rios (FETRI), tendo trazido um curso de qualificação profissional, curso de técnicas de vendas, para cá. O curso, que teve duração de 2 meses e carga horário de 80 horas, foi realizado com o apoio do Colégio Estadual Antônio Fernandes e do Conselho Empresarial de Miguel Pereira (CEMP). Para você ter uma idéia, em apenas dois dias, tivemos um total de 80 inscritos, o que demonstrou a necessidade e o desejo de crescimento profissional das pessoas.

2- E os demais convênios? São relacionados à que?
Nosso segundo convênio, firmado com o Governo Federal, através de parceria entre o Ministério da Cultura e Governo do Estado, tornou o Bloco Que Isso Aí? Ponto de Cultura. Aliás, este convênio realmente nos enche de orgulho. Um verdadeiro divisor de águas em nossa história, pois a partir da sua assinatura, deixamos de ser apenas um bloco, para nos tornarmos referência cultural do nosso Estado, ao lado de grandes entidades, como por exemplo, o CPC Gargarulho e Sociedade Musical de Miguel Pereira. Juntos, garantimos grandes recursos para atividades culturais em nosso Município.
Quanto ao nosso terceiro e último convênio, realizado junto à Secretaria Estadual de Cultura, assinamos há pouco. Para ser mais específico, assinamos no dia 30 de dezembro. Pegamos um engarrafamento enorme, de aproximadamente 4 horas, para chegar ao centro do Rio, muita gente viajando para o réveillon... e nós lá, na batalha! Mas tamanho sacrifício valeu à pena, pois permitiu-nos conseguir apoio para o Carnaval, além de termos ficado credenciados juntos ao nome de grandes entidades carnavalescas de todo o Rio de Janeiro, como por exemplo, Cordão do Bola Preta e Cacique de Ramos, o que foi muito positivo.

3- E o projeto Batuque Cultural? Alguma previsão de quando começa?
Estávamos aguardando autorização para alteração de nosso plano de trabalho, pois havíamos ampliado o número de participantes do projeto, de 100 para 200 jovens, ao longo de 3 anos. As inscrições terão inicio agora, 24 de janeiro, em nosso Escritório da Cultura, e serão contemplados jovens a partir dos 15 anos, que no contra-turno escolar terão aulas de percussão e de temas transversais, como meio ambiente, saúde, cultura e cidadania. O projeto ainda prevê a realização de 3 documentários, que terão como tema: o carnaval em Miguel Pereira, a história da cultura afro-descendente no município, e a própria História do Bloco Carnavalesco Que Isso Aí?, para exibições que serão abertas ao público e comunidades.
Também planejamos realizar até 2013, outros projetos, que incluem a criação de uma biblioteca comunitária, de um pré-vestibular social e de um projeto esportivo, que quem sabe, possa vir, além de proporcionar benefícios à vida dos participantes, talvez descobrir talentos esportivos locais para os Jogos Olímpicos de 2016.

4- O Que Isso Aí? surpreendeu a todos por seu crescimento meteórico. Você imaginaria que o bloco se tornaria uma “sensação” do carnaval em tão pouco tempo?
Nosso bloco só tem 7 anos de vida. Jamais poderíamos imaginar que cresceríamos de forma tão rápida. Somos apenas um grupo de jovens, nascidos e criados em Miguel Pereira... e que continuamos aqui por opção. Assim como nossos antepassados, que tanto colaboraram para construção do nosso município, também estamos tentando fazer a nossa parte, pois amamos muito isso aqui. Esse é o nosso objetivo! E por isso temos feito tantas atividades através do bloco, trabalhando muito e aprendendo muito também. Por exemplo, muito tivemos de aprender e estudar sobre gestão, produção cultural, planejamento estratégico e sobre empreendimentos sociais. Agora, estamos estudando a fundo a Lei nº 8666/1993, referente a licitações, para que no Ponto de Cultura façamos tudo de forma correta e transparente junto à sociedade. E é só por isso que funciona. Afinal, acreditamos que quando as coisas são feitas com dedicação, seriedade e humildade, tendem a dar certo.

5- Seria esta o segredo do sucesso do bloco?
Não sei se existe algum segredo, mas acho que as coisas devem ser norteadas por tais princípios. Cito como exemplo o evento que fizemos a pouco, comemorando os 80 anos do Miguel Pereira Atlético Clube, em que trouxemos o Nelson Sargento, fundador da Mangueira, e maior ícone vivo do samba. Nunca havíamos feito um evento daquele tipo, evento de mesa... e apesar das dificuldades, foi um grande sucesso de público, e as pessoas, de forma solidária, perceberam a nossa intenção, e entenderam a importância do evento, que foi um importante registro e celebração daquele momento histórico para o MPAC e também para o município. Outra situação que me vem a minha memória é a de quando, em virtude das atividades que desempenhamos, fui selecionado entre lideranças jovens de todo Estado para ir à Brasília, no começo de 2010. De repente, lá estava eu, cidadão comum, não possuidor de qualquer cargo político, representando meu município em pleno Congresso Nacional, debatendo e discursando sobre políticas públicas para Juventude. Quantos tiveram essa oportunidade? Quantos terão? O Que Isso Aí é mais ou menos isso, somos simplesmente cidadãos comuns, apaixonados por nossa cidade, fazendo a nossa parte!

6- Qual a expectativa em relação ao Carnaval deste ano? Teremos mais surpresas e novidades para esse ano?
A expectativa é a melhor possível! Estamos trabalhando a todo vapor, para proporcionar um grande Carnaval para nossa cidade. A parceria de sucesso com o Miguel Pereira Atlético Clube continua, e por isso temos de agradecer ao presidente Lélio e ao Conselho do Clube, que mais uma vez confiaram na seriedade do nosso trabalho. Também confirmamos o cantor Bruno, um dos ícones do nosso Carnaval, novamente integrando o nosso time de intérpretes. Quanto às novidades, teremos uma muito legal. Desde 2003, o Bloco Que Isso Aí? sempre lança atividades sociais que ocorrem junto ao nosso Carnaval. Por exemplo, há 3 anos criamos os ensaios solidários, onde arrecadamos alimentos e donativos para as instituições de caridade da região. Para este ano, além da arrecadação de donativos para às vítimas da chuva, que realizaremos nos ensaios, nossa meta será ainda, o de entidade 100% sustentável, de forma que cada pessoa que venha a adquirir o abadá 2011 do Bloco receberá sementes, tendo como objetivo o estímulo ao plantio e a realização de ações sócio-ambientais positivas.
Também teremos muitas outras atrações e surpresas, que serão reveladas aos poucos, no decorrer dos nossos ensaios e durante o Carnaval. Maiores informações a partir do dia 12 de fevereiro, quando realizaremos nosso primeiro ensaio, na FENART, em um evento imperdível, com apresentação do cantor Naldo, que agora com banda, fará show inédito na região. Também teremos muitas outras atrações, djs convidados e a Banda Mikerê, sucesso de público nas principais micaretas do Brasil, JFFolia, VRFolia.... contamos com a presença de todos, pois realmente será um evento muito legal!

7- Chegamos ao final da nossa entrevista. Se quiser deixar alguma mensagem aos nossos leitores...
Quero agradecer a oportunidade de poder falar ao Jornal Serranews, como também quero deixar registrado o agradecimento à Distribuidora Central de Bebidas, a Taberna do Barão, Supermercado Fernandes, Cia do Produtor, Helver, Farmadream, Restaurante Maria Fumaça, Vilec Material de Construção, Motobike, Regional Rent a Car, Salgadinhos Tia Leda, Cyberinfo, Selaria São Pedro, Clinlab, Loja da Dona Cândida, Sigma, ao Conselho Empresarial de Miguel Pereira e ao Sindicato do Comércio, pois todos merecem homenagem pelo apoio às atividades culturais desenvolvidas nestes 7 anos do Bloco. Aproveito para também agradecer, à Secretaria de Educação, Cultura e Esporte pelo apoio ao espetáculo teatral “Comédias Urbanas”, que a pouco trouxemos para cá, e o apoio do Conselho Tutelar e do Comissariado de Menores, sempre nos orientando para que a organização de nossos eventos esteja de acordo com as normas legais. Agradeço também à Secretaria de Turismo, à Polícia Civil, a Polícia Militar e Guarda Municipal, que tem sido incansáveis na organização de um carnaval de paz e tranqüilidade, e principalmente a Prefeitura Municipal de Miguel Pereira, pelo suporte dado, às entidades carnavalescas e ao Carnaval de rua, atuando de forma séria e justa, ao dar tratamento igual a todos os blocos do Município.
No mais, fica o convite a todos para que passem o Carnaval em Miguel Pereira! Venham, caiam na folia conosco! Divirtam-se no Que Isso Aí? e em todos os blocos do município, pois juntos, faremos do Carnaval miguelense, mais uma vez, um dos melhores “Carnavais” do mundo!!!

Fonte: Jornal SerraNews

Nenhum comentário: